Hoje eu não só vivenciei, como finalmente entendi a fábula da Cinderela. O mito do sapatinho de cristal que encanta mundos e fundos por aí afora é real e, ‘for the records’, não só importante, como emocionante.
Se você é mulher ou tem uma filha mulher vai entender bem do que estou falando. Tudo se resume em uma palavra mágica: transformação! Quando chega a hora o universo parece que conspira a favor e, ainda que sem Fada Madrinha de verdade, as coisas acontecem. Não há ratinhos virando cavalos, nem lagartos virando cavaleiros. Nenhuma abóbora vira de fato uma carruagem e não se engane – seu vestido vai custar caro porque a varinha de condão ultimamente não tem feito sucesso dentre os meios de pagamento mais aceitos. Mas a mágica sempre estará lá!
Ver aquela doce criatura que até bem pouco tempo atrás brincava de boneca se transformar numa quase mulher, linda, segura e quase pronta pra ser uma adulta, é no mínimo de ‘cortar o coração’. Para onde foram as promessas daquela bebê linda, com cachos nas pontas do cabelo, que seguramos no colo e para a qual embalamos o sono durante tantos anos? Porque não ouvimos mais o famoso ‘mamãe eu vou morar com você pra sempre’ ou então o clássico ‘mamãe e papai vocês são as pessoas mais importantes do mundo pra mim? Onde foi parar nossa criança? Onde e quando essa tal transformação tomou minha filha de mim e me devolveu uma garota tão diferente, com acnes, que não passa os zilhões de creme que comprei pra ela, nem penteia os cabelos, e não troca nunca o tênis sujo, ralado e com a quilometragem pra lá de vencida?
Ela se transformou. E no lugar dela, uma ‘mocinha’ ansiosa e preocupada, pois estava a procura de seu ‘vestido para o baile’! O Baile de Formatura do 8th grade. Um dos primeiros passos pra a mudança, a ‘Grad Night’ou o ‘Prom’, é praticamente o Baile onde o Principe vai escolher sua noiva. É ali que se dá a disputa institucionalizada do território, das amigas, do bonitão da escola (aqui normalmente o carinha que joga no melhor time). E para aqueles que não acreditam que as meninas ainda gostem dessa tradição quase Mesopotâmica, eu digo: elas gostam e farão qualquer coisa para que a noite delas seja no mínimo perfeita! Pode não haver o convite real, o principe (afinal ter namorado com 14 anos é uma difícil tarefa com, eu diria, chances de fracasso beirando os 99%), nem os ratinhos ‘cavalos’ , nem a ‘abóbora’ carruagem. Mas o importante, e que não pode faltar, são o vestido e o sapatinho de cristal. E todas as meninas gostam. E todas as meninas querem. Acredite! TODAS.
O ‘Prom’ é o momento da verdade. E se para algumas meninas do 8th grade ainda está muito cedo pra ir ao ‘Prom’ com o namorado, ainda assim nunca estará cedo para fazer do ‘Prom’ o primeiro dia do resto de suas vidas! Porque o ‘Prom’ marca e fica. O ‘Prom’ é o ticket para a puberdade. Para a liberdade. Para a nova vida. E sem ‘Prom’, não há como falar mal dos vestidos alheios, fazer bolhas nos pés, acabar com a coluna que usou salto pela primeira vez, tomar ponche, pisar no pé do azarado que a tirou pra dançar e zerar o reloginho interno. O ‘Prom’ é a passagem da menina para a quase mulher, da rotina para as oportunidades, da vida neanderthal para o pós-fogo! O ‘Prom’ é um marco e como qualquer marco deve ser vivido com calma, intensidade e emoção (e claro, cabelo, maquiagem, vestido, unhas pintadas, etc).
A transformação está lá. Aguardando para sair. E no dia do ‘Prom’, Boom! Lá vem ela. Minha menina, assim como a sua, cresceu. E hoje, de vestido novo e com seu primeiro salto, aquela menina desabrochou. Virou uma mulher linda. Disposta a mudar no que for preciso para ser mais feliz. Forte o bastante para fazer escolhas e frágil na medida certa pra ir atrás de seu sapatinho de cristal e, quem sabe, em pouco tempo, de seu principe encantado!
Aprendi muito hoje.
Mas de tudo que aprendi, a melhor coisa foi: ‘ dê uma chance não só para seus filhos crescerem, mas para enfrentarem o baile, dançarem com a princesa ou com o principe, sairem correndo na hora certa, e mais importante que tudo, guardarem seu sapatinho de cristal bem guardadinho. Afinal, quem sabe aquele principe virá atrás deles um dia desses!!!
May 1st, 2015 – Carolina’s Prom Date! Eu te amo minha filha! Você é um tesouro. Que seja sempre sempre muito feliz!