Pronto Falei e Ponto!

www.prontofaleieponto.com

O dia em que a Mulher parou!

Screen Shot 2019-03-08 at 11.07.31

Hoje é Dia Internacional da Mulher e todo ano, nessa mesma data, pra falar bem a verdade, a única coisa que eu comemoro é o aniversário da minha querida mãezinha – parabéns Dona Neusa! Mas voltando ao assunto desse post …

A origem do Dia Internacional da Mulher é baseada na luta por igualdade de direitos e pelo direito de trabalhar e votar datados de 1908-1909 e marcados por diferentes e diversas manifestações que passaram a ocorrer no mundo todo. Nos Estados Unidos votar era o que queriam, na Russia ainda brigavam por direitos mais básicos como trabalho e respeito. O movimento socialista teve muita influência em todo o processo e em muitas ocasiões as mulheres se uniram a ele para obter força e presença num mundo comandado por homens, em sua grande maioria burgueses e patriarcas. Por fim, na década de 70, a ONU designou a data de 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher e daí por diante você já sabe … NADA MUDOU!

Hoje podemos trabalhar, mas em muitas empresas, as mulheres ainda ganham menos que os homens e em algumas delas, as mulheres não tem as mesmas chances de crescimento e desenvolvimento profissional que eles. Há pouco mais de 10 anos apenas foi que o Kuwait permitiu que as mulheres votassem e na Arábia Saudita isso ainda não aconteceu. Pelos lados do Vaticano, onde ‘by the way’ as mulheres ainda não votam também, não há nem ‘sinal de fumaça’ de que um dia possamos ter um Papa Mulher. No geral, se recomenda pelo menos seis de amamentação aos bebês, o que é um desafio para as mães que trabalham em países sem políticas de licença maternidade remunerada. A maior parte das pessoas ainda acha estranho quando o homem é quem fica em casa cuidando da família e do dia-a-dia enquanto a mulher vai trabalhar fora de casa. Apenas pouco mais de 10% dos países do mundo são ou já foram comandados por mulheres – claro que temos exemplos terríveis de Presidentes do sexo feminino que queriam, por exemplo, estocar o ‘vento’, mas não vamos nos esquecer dos casos caóticos dos Presidentes homens que defenderam a limpeza étnica, que se meteram em escândalos sexuais, que transformaram seus países em um caos socialista ou ainda dos que abusam da mídia social sem critérios nem sensores ou filtros éticos. Todo mundo erra, então a todo mundo deveriam ser dadas as mesmas oportunidades, não é verdade?

Longe de mim a idéia do feminismo radical: não gosto e não aceito. E amo ser mulher. Amo maquiagem, amo cabeleireiro, amo o silicone, amo o salto alto, amo o biquini, amo as bolsas, amo as jóias, amo flores. AMO! Mas é no mínimo distorciva e cínica a idéia de que temos que ter um dia especial para nós, mulheres. Eu dispenso o Dia Internacional da Mulher com honra e sem medo até que realmente tenhamos algo a comemorar. Até que não sejamos ‘destituídas’ de direitos básicos nas empresas, nas igrejas, nos esportes e na vida. Não me dê flores, me dê boas notícias. ONU, não me dê um dia, me dê esperança. Me diga que as mulheres nos países árabes podem abrir suas próprias contas bancárias e solicitar um passaporte sem aprovação de um homem! Me garanta que o estupro a mulheres e meninas nunca mais será ‘explicado’ como falta de ‘decoro’ da própria vítima! Vamos colocar os estupradores de universitárias na cadeia, independente do nível social deles! Respeite o potencial das mulheres como você respeita o dos homens! Aí então vamos comemorar juntos o Dia Internacional da Vida, do Amor, da Igualdade! Não o Dia Internacional da Mulher!

Já imaginou se um dia nós, mulheres, resolvermos parar? Paramos de pensar, de agir, de cuidar, de acalentar, de esperar, de buscar, de inventar, de amamentar, de amar, de rezar, de desculpar, de escutar, de ajudar. O dia em que a Mulher simplesmente parou. Esse sim será um dia digno de se chamar Dia Internacional da Mulher, mas não porque ela aceitou seu destino e calou-se diante das coisas absurdas que o mundo fez contra ela. E sim porque ela decidiu que se o mundo não a vê, ela não precisa existir. Porque se os homens não a respeitam, ela não precisa agir. E porque se a vida não é digna, ela não precisa viver. Triste não é ? Muito triste. Portanto, vamos deixar essa ladainha de Dia Internacional da Mulher de lado e vamos, por favor, resgatar a igualdade, o amor e o respeito. Porque isso sim, merece flores!

A propósito, você já ouviu falar sobre o Dia Internacional dos Homens? Ele existe, 19 de Novembro, mas não precisa ser comemorado não é? Afinal, não precisamos ‘agradar’ nenhum deles com flores e parabéns enquanto o mundo dá a ele uma grande F-word!

 

 

Leave a comment

Information

This entry was posted on March 8, 2019 by .