Pronto Falei e Ponto!

www.prontofaleieponto.com

É a fé inabalável?

Qual é a definição de fé pra você? Já parou para pensar isso?

Pra mim fé é como um puzzle; uma peça que se encaixa na outra e juntas, formam um todo. Não penso em fé como um dever religioso, muito menos como uma muleta na qual nos apoiamos quando as coisas ficam ‘difíceis’, quando nossa esperança se desfaz e quando aquele sentimento de que tudo está perdido invade a alma de uma forma arrebatadora. Não, pra mim fé não é isso, não acontece assim, não funciona dessa maneira.

Um dia desses eu li: “A fé não elimina nossas dúvidas, mas as coloca na direção mais próxima daquilo que procuramos” (autor: desconhecido). Fiquei pensando nisso por um bom tempo e é exatamente assim que me sinto com relação ao tema. A fé, para mim, é um caminho no qual várias peças vão se juntando e aquilo que buscamos, que pedimos, que desejamos, que as vezes imploramos, se torna mais palpável; é como se pela fé a gente conseguisse visualizar o que queremos mais próximo de nós. A fé é o que nos move no sentido da realização de nossos objetivos, o que nos faz lutar com mais visão da possibilidade de alcançar nossos sonhos, a ‘quase’ certeza de que nada é impossível se a gente levantar e correr atrás!

Uns tem fé em Deus, outros no universo, outros em uma força maior que eles acreditam reger o mundo e orquestrar as coisas que acontecem nele; já vi gente que tem fé em si mesmo e também vale, aliás sem ela é impossível alcançar qualquer coisa! Fé não se contabiliza, não se julga, não se impõe, não se explica, não se vê. Fé é confiança, é crença, é disponibilidade de pensamento. Se me pedissem para desenhar o que eu acho que é fé, eu com certeza desenharia uma luz imensa, como um pôr do sol – algo infinitamente grande e lindo que inunda a alma de alegria e que faz a gente sorrir – eu não sei você mas eu amo um pôr do sol! E talvez a fé de cada um seja ‘desenhada’ desse jeito, com aquilo que você mais ama e que te faz dar sentido aos dias e a vida.

Levantar todos os dias e ter fé é não somente um ato de amor, mas de coragem e de entrega. É acreditar que as pecinhas do quebra cabeça estão se juntando e que em algum momento você vai ver a imagem pronta e que ela vai fazer sentido.

O único problema da fé é que, assim como ela é uma entrega, um acreditar sem ver, uma certeza que dispensa conhecimento ou explicação, ela também é um caminho desconhecido. Porque a busca não necessariamente termina com o encontro daquilo que você achava que estava lá, te esperando. A fé te acalma o espírito e te coloca mais perto daquilo que você procura, mas te entrega o intangível. E é essa a maior dificuldade que eu vejo em ter uma fé inabalável. Ter fé de ser feliz é uma coisa, ter fé de que seus problemas financeiros ou amorosos irão se resolver é um caminho. Mas, ter fé de que você irá ganhar na loteria, de que aquele que te deu um ‘pé na bunda’ vai voltar pra você … vai te causar problemas, porque isso não é fé, é expectativa; e colocar sua expectativa em lugares, coisas e pessoas que não podem ser controlados pelo seu desejo, é no mínimo uma energia desperdiçada – pra ser educada e não falar que é uma burrice sem limite! Sorry!

Se você é daqueles que realmente acredita que a confiança em dias melhores faz parte do seu ‘eu’, você tem fé. Mas se você acredita que você nunca vai perder seu emprego porque seu chefe te ama, que sem dar valor nenhum aquela pessoa especial que está do seu lado ela vai continuar sempre te amando, que a conta negativa do banco não vai te causar problema, que sem esforço algum um dia todos os seus problemas se resolverão … você não tem fé; você tem é falta de neurônio e uma capacidade perigosa de se sabotar e de ser infeliz!

A fé ‘move montanhas’ mas as montanhas não são montanhas de verdade tá? São pensamentos, são dificuldades, são peças de um quebra-cabeça fictício que no final se encaixam e te transportam para perto daquilo que você lutou tanto para conseguir!

Leave a comment

Information

This entry was posted on January 11, 2023 by .